segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Brasil já está goleando nessa copa!

  Greves, manifestações, política sendo discutida na hora do almoço. É gol do povo brasileiro.
  Esse ano a atmosfera que permeia as ruas e casas que se preparam para copa estão bem diferentes das copas que já presenciei. Nenhuma criança bateu em minha porta pedindo um trocado para a tinta que vai usar decorando as ruas, mal sê vê o verde e amarelo que costumava ter, o “Vai Brasil!” foi substituído pelo #nãovaitercopa, os comerciais na TV mostrando um povo entusiasmado e feliz torcendo pelo seu país não conseguem convencer.
   Com um orçamento de quase 9 bilhões em estádios construídos para um único evento enquanto escolas públicas, hospitais e transportes, não tem estrutura para atender sequer a população, fica difícil nos convencer de que essa é uma ótima oportunidade de celebração, pois assim como essas instituições públicas, quando o mês da copa passar, tudo ficará a esmo.
  Parece que dessa vez a política do pão e circo não funcionou. O gigante que acordou e voltou a dormir foi cutucado mais uma vez e está bravo com a situação! A TV que havia deixado ligada vai televisionar a Copa, está na hora de ele decidir se vai atrás de quem o cutucou ou se espera para gritar junto na hora do gol.
   Brasil, sempre torci por ti, gigante pela própria natureza, pelas maravilhas que comporta dentro de suas fronteiras, pela abundância que oferece para quem daqui não sai e pelos que por aqui estão de passagem, pela cultura riquíssima, do coco nordestino ao chimarrão sulista. Deixo meu sincero desejo de que, nessa copa, sejamos tocados pela consciência de que não se faz copa sem estádios mas vencemos uma visão materialista e desumana lutando por mais saúde, transporte e educação.
   Nessa copa, quem entra em jogo é a população. Já estou preparando as chuteiras para acertar o gol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário